Decoração de quarto montessoriano

Quarto Montessoriano

Essa metodologia de ensino foi criado pela italiana Maria Montessori em 1907, priorizando a autoeducacão. A principal proposta do quarto montessoriano é que a criança tenha autonomia, que seja um espaço preparado para que ela possa explorar, brincar, aprender e descansar.

Diferente dos quartos tradicionais que são todos preparados para facilitar a rotina dos pais, o quarto montessoriano é preparado exclusivamente para a criança, para que ela tenha tudo ao seu alcance.

Como montar o quarto montessoriano

Cama montessoriana

Ao invés de berço, cama alta com suporte de segurança, é utilizado apenas um colchão no chão. Sendo assim a criança tem total liberdade e autonomia para ir deitar e sair da cama quando quiser.

Decoração

A decoração deve ser bem minimalista e clean, poucas coisas mas que estejam tudo ao alcance da criança, para os maiores o guarda-roupa deve ser acessível, para que a criança possa escolher o que vestir.

Os pais podem deixar algumas opções para que o filho escolha o que usar.
Importante ter um local para leitura, ou até mesmo para que a criança comece a ter contato e interesse pelos livros.

Brinquedos

Os brinquedos sempre a disposição e altura para que a criança possa pegá-los a vontade e sem ajuda. Brinquedos educativos como os de montar são as melhores opções, brinquedos sonoros como instrumentos musicais também chamam bastante atenção.

Para despertar o interesse e não ficarem na monotonia, deixe poucos brinquedos a disposição e faça a troca a cada 15 dias, de acordo com o interesse da criança pelos brinquedos.

Estímulos

Espelho em quarto montessori

Para os bebês é interessante ter uma barra fixa na parede (como as de ballet), numa altura que o bebê consiga se levantar e ficar em pé apoiado nele, isso ajuda na estimulação do engatinhar e posteriormente andar.

O espelho é uma outra opção, pode colocá-lo no mesmo lugar da barra, assim o bebê fica se olhando, observando suas movimentações e expressões.

Segurança no quarto montessoriano

Como estamos falando de um quarto infantil, o importante que além da autonomia o quarto ofereça segurança para a criança.

Atenção para tomadas, objetos que possam ser engolidos ou colocados no ouvido/nariz, objetos cortantes e as quinas dos móveis.

Fabiane Fernandes

Fabi, brasileira morando em Portugal. Casada, mãe de uma gorduchinha que vive correndo pela casa e de um bulldog francês que adora destruir tudo. Publicitária, que ama compartilhar sua rotina, adoradora de organização e limpeza. Apaixonada por compras e viagem.