Lista de enxoval de bebê

Lista de enxoval de bebê – o que comprar e a quantidade

Fui uma grávida sem compulsão por compras, como não sofro de ansiedade, não tive desculpas para sair comprando de tudo. Montei uma lista de enxoval de bebê bem enxuta, para não dizer bem minimalista, apenas o básico necessário e ainda sim teve itens que hoje não compraria.

O que levar em consideração para montar uma lista de enxoval de bebê

Estação do ano para a previsão do parto

No meu caso a Valentina nasceu no inverno, bem rigoroso. Tive que investir em macacões mais quentinhos, mantas apropriadas e até em quantidade maior, para não correr o risco de ficar sem roupa limpa na gaveta.
O verão já pede um enxoval com roupas leves, já não tem a necessidade de exagerar na quantidade uma vez que seca tudo bem rápido.

Doações ou Emprestado

Caso você não se importe em receber peças que foram dos sobrinhos, primos, filhos de amigas, aproveite! É uma ótima opção para economizar no enxoval. O bebê cresce tão rápido que não vale a pena investir muito dinheiro em roupa nos primeiros meses.

Chá de bebê

Se optar em fazer o chá de bebê, espere para ver tudo que vai ganhar e avaliar o que precisa comprar, caso ganhe algo que não agrade, veja a possibilidade de realizar a troca.

Estoque de fralda

Se for optar pelas fraldas descartáveis, veja se realmente vale a pena fazer estoque, caso opte em comprar em grande quantidade, confira se é possível realizar troca de tamanho ou modelo posteriormente.

Eu particularmente não fiz estoque, preferi ir comprando conforme a necessidade e observando se teria alguma reação alérgica.

Me arrependi de colocar na lista de enxoval de bebê

Bolsa de bebê

Sério, como nenhuma mãe me falou que seria um trambolho, sair com bolsa de lado, bebê, carinho, e todo o resto que carregamos ao sair com um bebê?.
bolsa maternidade
Hoje eu faria diferente, compraria uma mochila do meu gosto, para combinar com as minhas roupas, que tenha um bom espaço interno… nada de bolsa de bichinhos, rosa, enoooorme e que atrapalha quando estamos sozinha na rua.

Extrator manual de leite

Ainda na maternidade precisei recorrer a um extrator para evitar uma mastite quando o leite desceu, no desespero meu marido comprou o que tinha disponível na farmácia perto do hospital. Lá veio ele todo feliz com um extrator manual, nas primeiras bombadas já vi que não seria fácil, tão cansativo que acabei fazendo sem o extrator, manualmente mesmo.

Caso queira um bom extrator, veja a possibilidade de adquirir um elétrico, mais cômodo e consegue fazer enquanto o bebê mama em um dos lados.

Protetor de berço

Sabe aqueles protetores lindos, fofinhos e que ocupa boa parte do berço? Pois é, comprei um desse e de fato fica lindo no berço, mas não é nada prático. Além de não ser recomendado pelos pediatras por questões de segurança, ele é um acumulador de pó, e por ser um item delicado, não é possível ficar lavando com frequência.

Minha filha usou por pouco tempo, logo cansei de ficar tirando pra lavar e colocando de volta,na última vez eu tirei, lavei e guardei! Hoje optaria apenas pela tela de proteção, já que a Valentina vive rodando no berço e ficando com as pernas entre as grades.
tela respirável de berço
De forma geral eu vejo que mais acertei do que errei na lista de enxoval de bebê, por optar por uma lista mais simples, as chances de errar são mínimas, e os meus erros acabam se tornando o acerto de outra mãe.

Para ajudar você que está nos preparativos para receber o bebê, compartilho uma lista de enxoval de bebê, inverno e verão.

enxoval de bebê

roupas enxoval bebe
Uma boa hora pra você gravidinha!

Fabiane Fernandes

Fabi, brasileira morando em Portugal. Casada, mãe de uma gorduchinha que vive correndo pela casa e de um bulldog francês que adora destruir tudo. Publicitária, que ama compartilhar sua rotina, adoradora de organização e limpeza. Apaixonada por compras e viagem.