óleo de coco

Dicas de beleza com óleo de coco

Não é de hoje que se fala do uso do óleo de coco, o meu primeiro contato foi há uns 7 anos atrás quando uma amiga trouxe de lembrança da Bahia, na altura eu nem sabia ao certo para que servia, acabei usando na culinária, substituindo o uso do óleo. Anos depois tomei conhecimento dos seus inúmeros benefícios e das diversas formas de usar, e é isso que quero compartilhar com vocês, como uso hoje o óleo de coco.

Como usar o óleo de coco

Esfoliante com óleo de coco

Tanto para o corpo quanto para o rosto, ajuda a hidratar a pele, enquanto remove as peles mortas e os pontos negros. Basta misturar óleo de coco com açúcar para ter uma pele mais sedosa, recomendado fazer 1x por semana ou a cada 15 dias de acordo com a necessidade da pele.

Óleo de coco para massagem

É isso mesmo, derreta uma quantidade de óleo de coco e junte algumas gotas de óleo essencial de sua preferência, eu particularmente adoro de baunilha, ainda morno é só massagear o corpo. Além da sensação de relaxamento, nutri a pele.

Óleo de coco para remover maquiagem

Acabou o demaquilante mas tem óleo de coco? Ótimo, é só umedecer o algodão e remover a maquiagem, nunca testei em maquiagem a prova d’água, mas dizem que funciona da mesma forma. Para remover máscara de cílios, recomendo deixar o algodão sobre os olhos por um tempinho, para amolecer bem a máscara e facilitar a remoção.

Óleo de coco na depilação

Se assim como eu, você sofre com a irritação causada pela lâmina, experimente substituir o sabonete, creme de barbear pelo óleo de coco. Facilita a passagem da lâmina, evita pelos encravados, irritação e hidrata a região.

Óleo de coco na prevenção de estrias

O uso constante do óleo de coco no corpo ajuda sim a prevenir as estrias, principalmente durante a gravidez. Pode usar ele puro e em seguido passar o creme hidratante ou misturar o óleo no hidratante e passar 2x ao dia. Também funciona para diminuir a aparência de manchas e cicatrizes na pele, mas como disse, o uso deve ser constante para ter um melhor resultado.

Óleo de coco no cabelo

Meu cabelo passou por muitos processos de descoloração nos últimos 2 anos, e recuperar os fios e fazê-los voltar a ser saudável foi e é um processo demorado e que exige muita dedicação e paciência.
Além do uso do vinagre de maçã, gosto muito do óleo de coco na rotina de cuidados dos fios, tem diversas formas de usar.

Pré Shampoo

É a maneira que eu mais utilizo o óleo de coco, passo em todo o cabelo seco, do comprimento às pontas, se as pontas estiverem bem danificadas, capriche no óleo. Deixo agir no cabelo por no mínimo 2 horas, nesse tempo vou limpando a casa, trabalhando rs.
Passado o tempo de ação, é só lavar o cabelo como de costume, pode repetir o processo 1x por semana ou a cada 15 dias de acordo com a necessidade, logo nota diferença nos fios e o quanto ficam brilhosos.

Umectação Noturna

Se o cabelo estiver muito danificado, pontas duplas e secas, a umectação noturna é uma ótima opção. O processo é o mesmo, passar o óleo de coco do comprimento às pontas do cabelo, a diferença é que ao invés de passar algumas horas, você vai deixar agindo durante toda a noite.
Uma boa opção é colocar uma touca de plástico para não manchar o travesseiro e para lavar a melhor opção é passar o condicionador primeiro, para facilitar a retirada do excesso de óleo dos fios e só depois lavar com shampoo.

Finalizador de cabelo

Tem o hábito de usar finalizador, silicone nos cabelos? Experimente usar o óleo de coco, coloque uma quantidade pequena na palma da mão, esfregue e passe do comprimento do cabelo as pontas. Além do brilho, ajuda com os temidos frizz.

Óleo de coco é caro?

A pergunta que não quer calar, o valor compensa todos os benefícios? SIM!!!
No Brasil encontra o óleo de coco a partir de R$20 e aqui em Portugal a partir de 4€.

Espero que as dicas sejam úteis e que faça bom uso do óleo de coco.

Fabiane Fernandes

Fabi, brasileira morando em Portugal. Casada, mãe de uma gorduchinha que vive correndo pela casa e de um bulldog francês que adora destruir tudo. Publicitária, que ama compartilhar sua rotina, adoradora de organização e limpeza. Apaixonada por compras e viagem.