Depilação a laser

Depilação a laser. O que é, quais os tipos e suas características.

Depois de algumas pesquisas, indicação de amigas, resolvi optar pela depilação a laser, uma opção de eliminar os pêlos de forma definitiva ou pelo menos retardar o seu crescimento por mais tempo.

Pesquisando vi que temos muitos tipos disponíveis no mercado, cada um com suas características, contraindicações, cuidados… Depois de muito pesquisar, optei pela depilação a laser Alexandrite, procurei uma clínica de confiança para realizar uma avaliação e tirar algumas dúvidas, só a partir daí que dei início ao tratamento.

O que é depilação a laser

A depilação a laser é um método de remoção dos pelos de forma progressiva, quando disparado contra o pêlo, o laser é absorvido pelo pigmento marrom dos pêlos e o calor causado “queima” o folículo e assim causando um dano permanente, a cada sessão diminui a quantidade de pêlos, até eliminar todos.

O resultado depende do tipo de pele da pessoa, cor dos pêlos, tonalidade da pele, geralmente pessoas claras com pêlos escuros tendem a ter melhores resultados… pessoas de pele escura devem se atentar ao tipo de tratamento a ser realizado, já que a pele ao redor do pêlo também apresenta pigmento marrom e pode absorver o laser, causando queimadura. É imprescindível uma avaliação com um profissional.

Tipos de depilação a laser

Fotodepilação ou Luz Pulsada

A fotodepilação não é considerada depilação a laser como vejo em muitas clínicas vendendo, ela é realizada com um aparelho que emite luz intensa pulsada ao pêlo, destruindo as células germinativas, fazendo com que os pêlos voltem a nascer quando essas células forem regenerada.

Recomendado: para peles claras e morenas
Vantagem: Por liberar menos energia, gera menos desconforto durante o procedimento.
Desvantagem: Não é um processo definitivo e sim progressivo. Antes de sair do Brasil eu fiz 10 sessões de fotodepilação, 1 sessão a cada 30 dias, enquanto estava realizando o procedimento de fato os pêlos não voltaram a crescer. Porém 2 meses após o fim da última sessão, lá estavam todos os pêlos de novo, no meu caso foi tempo e dinheiro perdido.

Depilação a laser de Diodo

Possui duas técnicas ambas com laser de diodo 810nm.

Light Sheer Duet que libera alta energia em um único disparo por meio de sucção disparando o laser mais próximo da raiz do pêlo e destruindo com maior precisão.

Recomendado: Peles claras e morenas-claras.
Vantagem: áreas como pernas, braços, tem os pelos eliminados em menos sessões.
Desvantagem: Não elimina pelos loiros.

Soprano Next Generation, libera múltiplos disparos com baixa energia que destrói as células germinativas do bulbo capilar.

Recomendado: Todos os tipos de pele
Vantagem: Negras podem realizar o procedimento sem riscos de lesionar a pele.
Desvantagem: Ligeiro desconforto durante o procedimento.

Depilação a laser Alexandrite

É um aparelho que emite um raio de luz preciso em forma de energia, possui uma onda de comprimento que destrói o folículo do pelo. Consegue inativar a célula germinativa do pelo sem afetar as estruturas que a rodeiam. Ajuda em casos de pelos encravados e foliculites.

Recomendado: Para peles claras
Vantagem: Possui um sistema de refrigeração, que arrefece a pele antes de cada disparo do laser, tornando bem menos doloroso e incômodo que os demais métodos.
Desvantagem: Não elimina pêlos loiros e de peles bronzeadas ou negras.

Depilação a laser ND: YAG

O laser ND: YAG pode ser usado em tratamentos como peeling térmico, remoção de tatuagens e maquiagem definitiva, manchas como melasma e depilação.
O laser trabalha com alta energia, e uma ponteira grande que diminui a densidade e torna o laser seguro, carbonizando os pêlos e principalmente os bulbos pilares.

Recomendado: Para todos os tipos de pele.
Vantagem: Seguro para peles morenas
Desvantagem: Não elimina pêlos loiros

Cuidados Necessários para realizar a depilação a laser

Estabelecimento

Procure referências, veja se o estabelecimento tem autorização de funcionamento, se a higiene e segurança do local é adequada, e se possui profissionais qualificados para a realização do tratamento.

Avaliação pré depilação e informações

Não comece o tratamento sem uma avaliação profissional, certifique-se que está apta para realizar a depilação.

A depilação a laser é recomendada para diversas áreas do corpo, como pernas, braços, peitoral, virilha, coxa, axila e rosto. Mas é na avaliação que o profissional identifica se a região desejada é apropriada para aquele tipo de laser.

  • Evite exposição ao sol antes e depois da sessão de depilação a laser.
  • Não é indicado eliminar os pêlos antes da depilação com cera ou pinça, sempre com lâmina.
  • Caso esteja fazendo uso de medicamentos fotossensibilizantes, é preciso esperar no mínimo três meses do término da medicação para iniciar a depilação.
  • Não é permitido realizar a depilação durante a gestação.
  • No geral o intervalo entre uma sessão e outra é de 30 a 45 dias.

Depilação a laser dói?

Opinião própria, já fiz 2 sessões de depilação a laser alexandrite, e o incômodo durante o procedimento é praticamente nulo, comparado a fotodepilação. Lembro que eu sentia muito incômodo durante e depois da fotodepilação.

A dor e o incômodo varia da sensibilidade de cada um, mas se você já fez depilação com cera quente/fria, vai perceber que a laser além de ser mais suportável e bem mais rápido. Eu não sinto praticamente nada na axila e nas pernas, a sensibilidade maior é na virilha, mas nada que faça você sair correndo rs.

Quanto custa fazer depilação a laser?

No Brasil, o valor mínimo por sessão é em torno de R$100, quanto maior a região que deseja fazer, maior é o valor. Muitas clínicas oferecem packs de 5 a 10 sessões que acaba valendo mais a pena.

Em Portugal o valor mínimo por sessão é de 15€ a menor região, e muitas clínicas fazem pacotes com preços bem acessíveis.

Agora que já conhece um pouco sobre alguns tipos de depilação a laser, já podem começar a se preparar para o verão.

Fabiane Fernandes

Fabi, brasileira morando em Portugal. Casada, mãe de uma gorduchinha que vive correndo pela casa e de um bulldog francês que adora destruir tudo. Publicitária, que ama compartilhar sua rotina, adoradora de organização e limpeza. Apaixonada por compras e viagem.