roupa branca

Como lavar roupa branca e eliminar manchas

Conheço muitas pessoas que evitam usar roupa branca por acharem que é trabalhoso manter sem manchas, eu também achava, e acreditava que seria impossível lavar roupa branca sem ter um tanque para esfregar uma peça e outra.

Na Europa em geral as casas não possuem área de serviço, a máquina de lavar roupa fica normalmente na cozinha ou no banheiro, então a solução é se virar com o que tem, sem desculpas consigo manter as roupas livres de manchas e bem brancas, inclusive os panos de limpeza.

Como eliminar manchas de roupa branca

Roupa branca amarelada

Em um balde com água fervente coloque 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, mergulhe a roupa amarelada, esfregue levemente e deixe de molho até a água esfriar, enxágue e lave a roupa como de costume.

Manchas em geral em roupa branca

Derrubou molho na roupa, ou aquele desodorante novo começou deixar a camisa manchada? Faça uma pastinha de bicarbonato de sódio com vinagre de branco ou de vinagre de álcool, coloque sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos, depois esfregue delicadamente e lave a roupa como de costume.

O ideal é não deixar a mancha por muito tempo na roupa, quanto antes tratar de eliminar melhor.

Mancha de sangue em roupa branca

Normalmente quem é da área da saúde, usa o uniforme todo branco e pode ocorrer de manchar com sangue, assim que possível coloque sobre a mancha um pouco de água oxigenada 10 volumes e deixe agindo por alguns minutos e lave normalmente.

3 maneiras de como lavar roupa branca

lavar roupa branca
Sempre deixo a roupa branca de molho antes de colocar na máquina para lavar, o tempo de molho varia da necessidade, se está muito suja coloco de molho a noite para lavar no dia seguinte, caso contrário deixo de molho enquanto vou lavando as demais roupas (coloridas, toalhas, lençóis de cama, entre outros).

Lavar roupa branca com tira-manchas

Em um balde com água bem quente, coloque o tira-manchas de sua preferência e a mesma quantidade de sabão líquido ou em pó, na minha opinião o líquido é bem melhor e se for o de côco fica perfeito.

Dissolva bem os produtos na água e coloque a roupa branca, deixe pelo tempo que achar necessário, de acordo com a sujidade. Depois pode lavar como de costume, coloco na máquina com sabão e amaciante.

Lavar roupa branca com bicarbonato de sódio e álcool

Em um balde com água quente adicione 1 copo de álcool, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e sabão de coco líquido, dissolva bem os produtos na água e coloque a roupa branca, deixe de molho por 2 horas e lave normalmente a seguir.

Lavar roupa branca com tira-manchas caseiro

Sabemos o quanto os produtos de limpeza tem ficando caro, e se tratando de tira-manchas então, nem se fale, é um enfarto a cada compra. Se quiser economizar, faça esse tira manchas e use na roupa branca.

  • 2kg de bicarbonato de sódio Ph estável (vende em lojas de artigos de limpeza de piscinas).
  • 2 xícaras de sabão de coco em pó (xícara de 200ml).

Misture bem, coloque em um pote que feche bem, e use a mesma medida do tira-manchas de supermercado.

Para deixar a roupa branca de molho, em um balde com água bem quente adicione 1 medida do tira-manchas caseiro e o sabão líquido de côco ou de sua preferência, depois lave normalmente.

Dicas para lavar roupa branca

  • Antes de colocar as roupas na máquina, esfregue delicadamente o colarinho, punhos e a parte da axila das camisas, ajuda a manter essas regiões sem manchas.
  • Caso manche alguma peça, tente eliminar a mancha o quanto antes, mesmo que não for lavar de imediato.
  • Aproveite o sol para deixar as roupas de molho, ao invés de colocar em um balde, use um saco preto. Amarre bem e deixe ao sol por umas 2 horas, acelera o processo de branquear e eliminar manchas.

Espero que com essas dicas, você tire do armário aquela camisa branca que sempre quis usar, e que o branco faça parte do seu dia a dia.

Fabiane Fernandes

Fabi, brasileira morando em Portugal. Casada, mãe de uma gorduchinha que vive correndo pela casa e de um bulldog francês que adora destruir tudo. Publicitária, que ama compartilhar sua rotina, adoradora de organização e limpeza. Apaixonada por compras e viagem.